A Cerâmica Livramento iniciou suas atividades em 1978, com uma pequena fábrica localizada no bairro Ininga, em Teresina (PI), próxima a Universidade Federal do Piauí. O nome da Cerâmica deriva do antigo nome da cidade natal de um dos sócios, João Freitas.
Em 1985, foi criada a filial de Timon, no Maranhão, aonde foi construída uma nova fábrica de telhas, com um layout moderno para a época, produzindo telhas extrusadas sem rebarbas. Quatro anos depois, a fábrica do Maranhão se tornaria a sede da empresa, com a desativação da fábrica do Piauí.
Em 1997 foi construída uma nova fábrica para aumentar e diversificar a produção, com a instalação do primeiro forno túnel da região. Essa planta está em pleno funcionamento, com uma linha de preparação, uma extrusora Bonfanti 18, dois secadores contínuos, e um processo quase totalmente automatizado.
A Cerâmica Livramento sempre esteve na vanguarda criando ou aperfeiçoando uma série de inovações na indústria cerâmica. Foi devido a criatividade e dedicação dos seus técnicos que surgiu a telha canal paralela, que é produzida por extrusão, sem rebarbas, o que facilita o manuseio na fabricação. É a que melhor se ajusta na montagem do telhado, comparada com outros modelos de telha extrusada, pois não deixa frestas. Nossas vagonetas com bandejas móveis também foram desenvolvidas pela nossa equipe, o que permitiu o carregamento manual somente por um lado da vagoneta, sem a necessidade de virador. A construção do primeiro forno túnel da região, como já foi citado, também é um exemplo de pioneirismo. A execução de Planos de Manejos Florestais para consumo da lenha nativa, o consumo de eucalipto de reflorestamento, a eliminação da lenha como combustível e a sua substituição por combustíveis alternativos como o gás GLP, a serragem e o cavaco de bambu também mostram que além da preocupação com o meio ambiente, a Cerâmica Livramento sempre esteve em busca de inovação.
Em 2017, a Cerâmica Livramento iniciou o funcionamento de uma nova planta, batizada de Nova Livramento. A Cerâmica Livramento, acreditando no potencial do mercado, investiu nessa nova fábrica que conta com o que tem de melhor e mais moderno na fabricação de produto cerâmicos: preparação da argila através de moagem a seco, prensas automatizadas, robôs na carga e descarga dos produtos nas vagonetas, secador contínuo com ventiladores autoviajantes, forno túnel de grande capacidade e a movimentação de vagonetas do secador, vagões do forno e transbordadores, totalmente automatizada. A confiança conquistada nesses 40 anos de relacionamento com o mercado é a principal motivação para produzir mais e melhor.
A Cerâmica Livramento seleciona uma mistura equilibrada de argilas para garantir a qualidade dos produtos. Essa mistura, testada e aprovada é moída a seco em uma granulometria controlada, após descansar, a mistura sofre uma cuidadosa adição de água, o que permite a moldagem.
Esse material é então cuidadosamente moldado em instalações modernas, com utilização de robôs e, sem a necessidade de adição de aditivos insalubres na argila. Esse processo não gera desperdícios ao meio-ambiente.
Após fabricado, o material sofre um processo de secagem, totalmente automatizado e controlado, em secadores contínuos e é retirado com 0% de umidade.
Após a secagem, o material passa pelo processo de queima, em temperatura de 900 graus, fazendo-o atingir um patamar de resistência que só a cerâmica tem. Após a cozedura, a coloração e dureza do produto se mantém com o tempo.