A cerâmica é a mais antiga das indústrias, sua história se confunde com a própria história da civilização. Pode-se dizer que a cerâmica nasceu na pré-história quando os homens começaram a utilizar a argila endurecida pelo fogo, passando a substituir a pedra talhada e a madeira, para a confecção de vasos e taças. Já a técnica construtiva em alvenaria de tijolos remonta aos antigos caldeus e assírios na Mesopotâmia, que em torno de 4000 a.C. já utilizavam este material nas construções.
No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó, onde mesmo sem ferramentas adequadas, os indígenas já criaram uma cerâmica altamente elaborada. Com a colonização pelos portugueses, a atividade cerâmica foi estruturada e, as primeiras olarias foram instaladas nos colégios, engenhos e fazendas, e assim, tijolos, telhas e louças passaram a ser produzidos. Em 1575, há indícios do uso de telhas na formação da vila que viria a ser a cidade de São Paulo, portanto, a partir daí começa o desenvolvimento da atividade cerâmica de forma mais intensa no Brasil.
O material cerâmico é ideal para o clima da nossa região. A cerâmica tem uma característica isolante, sendo assim, em locais frios ela isola o ambiente interno deixando-o mais aquecido, e em climas mais quentes como o nosso, a cerâmica isola o ambiente interno deixando-o mais agradável. Isso faz com que você economize energia com ar-condicionado, tendo um maior conforto térmico.
A cerâmica é melhor isolante acústico do que os materiais concorrentes, ela deixa o ambiente mais silencioso, isolando os ruídos e garantindo uma maior qualidade de vida.
O produto cerâmico após passar pelo processo de queima, adquire uma resistência mecânica à compressão muito superior que concorrentes de concreto, gesso, vidro e aglomerados de madeira.
Produzida a partir dos 4 elementos da natureza, a cerâmica é 100% natural e não utiliza aditivos insalubres aos ocupantes dos imóveis e ao meio ambiente.
Os produtos cerâmicos não propagam o fogo e são extremamente resistentes a ele.
O material cerâmico é a melhor opção para quem quer reduzir os impactos ambientais. Dentre as inúmeras vantagens podemos citar:
– Blocos cerâmicos impactam até 60% a menos na mudança climática, em relação aos concorrentes de concreto
– As indústrias cerâmicas utilizam biomassas renováveis como cavacos de madeira, que são descartadas por outras indústrias, como combustíveis. Isso ajuda a reduzir o descarte de lixo no meio-ambiente.
– Os produtos cerâmicos emitem menos CO₂ e consomem até 70% menos água que os da concorrência.
– A produção cerâmica utiliza menores distâncias de transporte em toda a cadeia produtiva e na logística de comercialização dos produtos, resultando em menores emissões de CO₂ na atmosfera.
– A produção de Telhas cerâmicas utiliza 72% menos água do que na fabricação das suas concorrentes de cimento.